IPVA 2026: saiba como consultar e pagar o imposto em MG

Os proprietários de veículos em Minas Gerais já podem consultar os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. A consulta também pode ser feita pelo telefone 155, e pelo aplicativo MG App. O pagamento do imposto começa em 9 de fevereiro e poderá ser feito em cota única, com desconto de 3%, ou parcelado em duas ou até três vezes, conforme o final da placa do veículo. A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo, no valor de R$ 35,62, vence em 31 de março de 2026. Cerca de 3,3 milhões de veículos com 20 anos ou mais de fabricação estão isentos do pagamento do IPVA em Minas Gerais, em razão de uma alteração na legislação promovida pelo Congresso Nacional. A isenção é aplicada automaticamente, sem necessidade de solicitação por parte do proprietário.

A Secretaria de Fazenda ressalta que, mesmo os veículos isentos do IPVA, os proprietários devem pagar a TRLAV.

Pagamento

O pagamento do IPVA e da TRLAV pode ser feito por Pix (QR Code) ou por Documento de Arrecadação Estadual (DAE), por meio do site oficial da Secretaria de Fazenda.

Também é possível quitar os débitos nos terminais de autoatendimento ou guichês de agentes arrecadadores autorizados, como Banco do Brasil, Caixa, Casas Lotéricas, Bradesco, Sicoob, Mercantil, Itaú e Santander, além dos canais digitais Mais BB e Itaú. Para o pagamento, basta informar o número do Renavam do veículo.

Para evitar golpes, a SEF-MG alerta que, nos pagamentos via Pix, o beneficiário da operação será sempre o Estado de Minas Gerais, com CNPJ 18.715.615/0001-60, tendo como bancos emissores Itaú ou Santander.

Últimas Notícias